Preparação para depois da incubação

O coach, Geraldo Magela, e os empresários durante a penúltima formação de 2017.

Aproximadamente dez empresas instaladas no Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (CIDE) realizaram uma capacitação de “pós-período de incubação”, pensada para enfrentar os desafios fora da incubadora. A formação aconteceu no próprio centro, com o apoio do Departamento de Assistência à Média e Pequena Indústria (DAMPI), da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM).

Segundo o economista e coach, Geraldo Magela, os empresários instalados devem ter uma formação constante e não podem deixar para depois os desafios “pós-incubadora”. “Há casos em que os empreendedores trazem a família para o seu próprio negócio. Isso não é problema. Mas, o que não pode acontecer é que a empresa se torne um ‘cabide de emprego’ para parentes sem o perfil desejado que ajude o negócio a crescer. Família é família e negócio é negócio”, diz Magela, acrescentando que o empreendedor deve profissionalizar os seus colaboradores.

O economista ressalta também que montar uma empresa é relativamente fácil, mas fazer que ela prospere é um grande desafio. “Correr riscos, o planejamento, metas, comprometimento, persistência… são características relacionadas ao comportamento do empreendedor. Eu posso ser gerente, mas não sou líder”, diz.

Durante a formação, Magela levou os participantes a refletir sobre as posturas do empresário dentro do próprio negócio. “Existem proprietários que esquecem de fazer as avaliações organizacionais da empresa e, como consequência, desconhecem quais são os resultados que eles esperam dos funcionários e de outros participantes do processo empresarial. Enfim, as avaliações vão permitir fazer um planejamento estratégico ou melhorar os planejamentos existentes, formando um grupo bem integrado capaz de alcançar as metas estabelecidas”, conclui.

Participantes interagem com o formador.

 

Empresários de várias empresas participam da formação.

 

Ao final da formação, empresários recebem certificado.